Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018
Região do Cariri

Apesar de "Escola Nota 10", professores de Altaneira matriculam filhos em colégio particular

Título em 2015

Publicada em 07/02/18 as 15:23h - 15 visualizações

por Araripe News


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Colégio Joaquim Rufino recebeu selo de Escola Nota 10 em 2015  (Foto: (Foto: Secretaria de Educação))

Avaliada com o selo de Escola Nota 10 em 2015, o município de Altaneira, no Cariri, vive hoje uma realidade onde alguns professores da Rede Pública de Ensino e um vereador preferem matricular os filhos em colégio particular na cidade vizinha, Nova Olinda. 

O caso gerou repercussão no início deste mês e na última sexta-feira (2), foi amplamente discutido em uma rede social, com comentários de ex-secretários, vereadores e pessoas que fazem parte da gestão atual no município. 

TESTE QUESTIONADO

O vereador e também professor Adeilton (PSD), em conversa com o Miséria, afirmou que, mesmo tendo o município conseguindo boa avaliação na Educação recentemente, também preferiu matricular seu filho em uma escola particular em Nova Olinda.

"Sempre questionei a validade deste selo no município. Como professor, via que os alunos passavam de ano mas mantinham sérias dificuldades de aprendizado no ensino público de Altaneira", diz o parlamentar. 

Ele relatou também que há suspeitas de que professores tenham "ajudado" os estudantes durante a aplicação dos testes, atitude que tornaria inválido o resultado da avaliação, diz. Ainda de acordo com Adeilton, seis professores decidiram matricular os filhos no município vizinho. Uma van fretada pelo grupo faz o transporte diários dos estudantes.

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) é uma avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, em língua portuguesa e matemática.

Em Altaneira, estudam 1.560 alunos distribuídos em 6 escolas, de acordo com informações da secretaria. O colégio premiado com o selo em 2016 (em referência a 2015) é o Emef Joaquin Rufino.

OUTRO LADO

Em entrevista ao Site Miséria na tarde desta terça-feira (6), a Secretária de Educação de Altaneira, professora Leocádia Rodrigues, confirmou que seis alunos foram transferidos para colégio particular este ano. 

A secretária relata que os pais justificam a mudança alegando um "projeto pessoal, um planejamento que já havia sido feito em família". E completou afirmando que " pretende trabalhar para que receba e atenda da melhor forma possível os anseios da população".

Os detalhes da repercussão do cano nas redes sociais podem ser lidos neste link.



Por Felipe Azevedo/Agência Miséria
Miséria.com.br



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (11) 9 4615-7161

Visitas: 12278
Usuários Online: 29
Copyright (c) 2018 - Araripe News